Correio Popular Notícia



Feira Rondônia Rural Show terá tecnologia e crédito

Data da notícia: 27/04/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120428-52.jpg[/IMG] (Da Redação) Desde o início desta semana, técnicos da Seagri, Emater e representantes das instituições financeiras oficiais estão percorrendo os municípios de Rondônia para apresentar aos diversos segmentos do setor primário a 1.º Feira de oportunidades e negócios agropecuários, a Rondônia Rural Show. Instituições públicas governamentais e não governamentais nas esferas federal, estadual e municipais e iniciativa privada estão sendo convidadas a participar do primeiro evento tecnológico da região norte voltado para a atividade rural.
Em Ji-Paraná o coordenador de gestão de projetos estratégicos da SEAGRI (Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuárias e Regularização Fundiária), Leonel Amaral da Silva acompanhou as responsáveis pela mobilização do evento na região, Valquíria Mendes Codeço (da Emater) e Maria de Lourdes Dantas (da Seagri) na reunião realizada no auditório do Shopping Cidadão, na última quinta-feira (26). Na oportunidade Leonel explicou o funcionamento do evento e a importância de sua realização para o fortalecimento do setor produtivo no Estado.
Leonel enfatizou a Lei Complementar n.º 655, de março deste ano, que criou o FEDAF (Fundo Estadual de Desenvolvimento e Fortalecimento da Agricultura Familiar). Segundo ele, essa Lei oferece instrumentos de incentivo financeiro e apoio ao desenvolvimento dos agricultores familiares e vai facilitar o crédito na implementação de ações no âmbito da agricultura, da ação fundiária, pecuária, pesca e aquicultura, agroindústria e outras atividades rurais não agrícolas, que compreendem os princípios da agroecologia e da socioeconomia solidária.
Dentre as ações contempladas pelo Fundef está um subsídio aos juros a serem pagos nas linhas de crédito do PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). Amparado pela Lei o governo estadual custeará os juros pagos pelo agricultor familiar que estiver em dia com seu financiamento de até 50 mil reais, independente do valor contrato, nos anos de 2012 a 2015, contratado nas instituições oficiais de crédito e cooperativas de crédito rural estabelecidas no Estado de Rondônia. ?Através da Seagri já foram disponibilizados cinco milhões de reais para o Fundo?, diz o coordenador Leonel Amaral, que está à frente da organização da 1.ª Rondônia Rural Show.

[B]PROJETOS E FINANCIAMENTOS[/B] - A participação dos representantes do BB (Banco do Brasil) e BASA (Banco da Amazônia) na reunião e no evento também foi destacada. Os projetos para contratação das linhas de crédito oferecidas pelos Bancos oficiais serão elaborados pela EMATER (Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural) e pelas instituições privadas de assessoria rural.
Samuel Carlos de Souza, representante do Basa em Ji-Paraná, confirmou a prioridade dos negócios aos participantes do Rondônia Rural Show e disse que a instituição estará disponibilizando 20 milhões de reais para esse fim. ?Esse montante poderá ser ampliado, caso haja demanda?.
O gerente geral do Banco do Brasil em Ji-Paraná, Carlos Alberto Ito, falou da parceria que vem sendo fortalecida com a Emater no intuito de antecipar os cadastros e permitir a aceleração no andamento dos projetos elaborados. ?Queremos operacionalizar, liberar os recursos dentro da Feira?.
A 1.ª Rondônia Rural Show contará com 210 boxes de nove metros quadrados cada e 46 tendas (10x10m) para abrigar as máquinas, equipamentos e implementos agrícolas das empresas participantes. O produtor rural terá oportunidade para conhecer cada uma dessas tecnologias e adquirir o equipamento desejado durante o evento. Para o presidente do Fundo para Erradicação da Febre Aftosa (Fefa), José Vidal Hilgert, essa é uma nova chance para o Estado explorar e complementar a sua vocação. ?Será uma nova injeção de ânimo para a permanência do homem no campo?, salienta.
Assim como Valquíria e Maria de Lourdes, responsáveis pela mobilização do evento na região de Ji-Paraná, outros técnicos da Emater, da Seagri e das instituições financeiras oficiais estão percorrendo as demais regiões, levando a mesma informação e convidando todos para participarem dessa que será a maior feira de tecnologias e negócios agropecuários da região norte. Com informações da Emater.

Fonte:






Noticia vista 11382 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.